A Transmutação do ser

.posts recentes

. O Principezinho

. Sobre a Liberdade

. Estou de volta!

. Que opções tem o homem na...

. Filosofia para quê?

. Ser Herói

. Reflexão

. Contemplando a Natureza

. "É uma questão de discipl...

. Aprender com Fernão Capel...

.arquivos

. Outubro 2012

. Abril 2012

. Maio 2010

. Dezembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

Quarta-feira, 1 de Julho de 2009

Ser Herói

Hoje, divagava relendo os meus pequenos posts, sem saber sobre o que escrever, quando repentinamente senti a necessidade de escrever sobre o sentido do Herói.

O que é ser herói?

Herói é aquele que procura  virtudes que  cada vez se tornam mais ausentes no homem, virtudes tais como a  fé, a coragem, a força de vontade, a determinação, a paciência, etc, é aquele que se deixa guiar por ideais nobres e altruístas, tais como a fraternidade, a justiça, a moral, a paz, entre tantos outros, ou seja, resumidamente ser Herói é ser forte e destemido, é ter coragem de lutar contra os dragões que vivem dentro de nós, é ter coragem de despir a armadura que envergamos.

Há algumas semanas atrás, tive a oportunidade de efectuar uma actividade para crianças no âmbito da Mitologia Grega, actividade esta que a Nova Acrópole me proporcionou realizar. Resolvi contar o Mito de Hércules, pois achei ser o melhor para iniciar este ciclo que pretendo continuar num futuro próximo, achei ser o melhor precisamente para poder abordar com as crianças o tema da heroicidade e da falta de heróis hoje em dia.

Foi sem dúvida uma tarde inesquecível, pois consegui captar a atenção destas crianças, que me olhavam e ouviam com todos os sentidos despertos. Um dia, fiz esta questão a alguém que considero uma mestra: “O que fazer para incutir valores nas crianças de hoje?” e nunca mais esqueci as suas palavras, respondeu-me dizendo: “Fala-lhes como falas aos adultos!”, naquele momento as suas palavras foram “ouro sobre azul”, desde então tenho tentado chegar até elas e fazê-las ver a importância de valores que hoje começam a estar perdidos. Durante essa tarde, e com um exemplo do que é ser herói, através de Hércules, falei-lhes da importância de honrar compromissos, de assumir responsabilidades, da importância do esforço para obter bons resultados, e da coragem.

É impressionante como às vezes é mais fácil fazer com que as crianças entendam do que os próprios adultos, pois vivemos presos às desculpas de sempre, “não posso , tenho de dedicar-me ao trabalho”, ou então, “já não tenho a certeza se é este o caminho que quero seguir”, ou, “não tenho tempo para mim sequer, como posso continuar…”,  “não me sinto bem”, enfim são tudo pontos de solda que cada vez vão solidificando mais a nossa armadura. São pequenos problemas que não nos deixam ser herói, mas o mais grave de todos, eu considero ser o desistir, às vezes desistimos das coisas pensando ser o melhor a fazer, mas a meu ver, o facto de o fazermos só vai causar angústia e descontentamento. A partir do momento em que desistimos de algo, esse algo começa a entrar no esquecimento, até que acaba por desaparecer na totalidade. É por isso que eu aconselho a serem Hércules, que ultrapassou os Doze trabalhos, e no final ainda seguiu lutando em prol dos que dele necessitavam. Uma vez disseram-me que eu era uma idealista, que acreditava em utopias, idealista… sim, sou, mas aquilo em que acredito não são utopias, porque eu acredito num Mundo Novo, um Mundo que nos cabe a nós construir, então a partir do momento em que haja outros idealistas como eu, pequenos heróis como eu, então o Mundo Novo deixa de ser uma utopia, e passa a ser um ponto assente.

Tenho imensa pena por aqueles que já partilharam este ideal de vida comigo e que de certa forma se começam a desprender, precisamente pela falta de um sentido heróico na vida.

 

Pensem nisto!

 


publicado por Psiqué às 23:06

link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.Informações Pessoais

.pesquisar

 

.Outubro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.links

blogs SAPO

.subscrever feeds