A Transmutação do ser

.posts recentes

. O Principezinho

. Sobre a Liberdade

. Estou de volta!

. Que opções tem o homem na...

. Filosofia para quê?

. Ser Herói

. Reflexão

. Contemplando a Natureza

. "É uma questão de discipl...

. Aprender com Fernão Capel...

.arquivos

. Outubro 2012

. Abril 2012

. Maio 2010

. Dezembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

Terça-feira, 28 de Outubro de 2008

Uma vivência da Alma

Boa noite a todos!
Durante algum tempo, foi para mim extremamente difícil definir algo para vos dar. Talvez porque eu própria me encontrava no meio de um turbilhão de ideias sem uma completamente definida, mas agora chegou o momento. Falo-vos de uma experiência pessoal que tive a oportunidade de viver.
Creio que já vos falei que frequento um curso de Filosofia na Nova Acrópole há já alguns anos, pois a experiência que vos quero contar passou-se na Nova Acrópole. Tal como outros “estudantes “ da Nova Acrópole, fui convidada a participar nuns “Sketches” teatrais, que seriam apresentados ao público aquando de uma apresentação do curso de Filosofia “Sabedoria Viva das Antigas Civilizações”, curso que recomendo vivamente. Nestas pequenas representações, teríamos que encarnar um antigo filósofo e expor a sua vida, obra e ideal. Aceitei porque gosto de representar, também porque teria a oportunidade de conhecer um pouco melhor estes filósofos, mas acima de tudo pelo facto de me terem dado a oportunidade de dar algo, de colaborar, de por em prática uma máxima de Jorge Angel Livraga que tenho sempre presente na mente e no coração: “Quanto mais damos mais temos, quanto mais amamos mais nos amam, isto é assim.” Falo muitas vezes deste filósofo, talvez porque o tenha como herói, ou talvez como exemplo de vida, não sei, só sei que desde que conheci a sua obra, sinto uma necessidade de seguir o seu ideal. Quem não quer construir um mundo melhor?
Bem, mas agora falo dele, simplesmente porque falei da importância de dar, mas dar do fundo do coração, sem esperar algo em troca, entregar-nos de corpo e alma ao ideal, tal como dizia Séneca, “A recompensa de uma boa acção é tê-la realizado”. E eu, senti-me realizada naquele dia, senti que de alguma maneira contribui para a construção de um mundo melhor, senti que com o meu discurso não estava só a dar a conhecer a obra de um simples filósofo, mas que estava a aprender com ele. O facto de termos saído à rua para fazermos a nossa apresentação, fez-me pensar que afinal de contas a Nova Acrópole e a sua Filosofia não se cingem a uma casa, a um local onde dão os seus cursos e conferências, percebi que a Nova Acrópole é o aqui e o agora, independentemente do local onde se encontra, é impressionante como me apercebi de tudo isto no meio do meu discurso, debaixo de um manto azul celeste, no meio de uma simples praça, sem grandes condições de acústica ou de conforto. Provavelmente, porque senti que não estava sozinha, senti que o ideal estava em mim. Foi uma experiência gratificante para a alma.
Deixo-vos com a conclusão do meu discurso dessa noite.
“A virtude é um meio e não um fim. É uma atitude e uma vivência consciente da Alma. A nossa vida deve, pois, referir-se, sob uma constante luta, contra a escravidão da alma pela personalidade. Esta luta deve ser orientada pela razão, mas, quando refiro razão, menciono aquela que é quase um discernimento inteligente, uma razão consciente, uma razão vinda de dentro.
E para finalizar vos deixo um humilde conselho:
“ Tornem-se todos, primeiro, divinos; tornam-se todos belos se pretenderem contemplar Deus e a Beleza. “
Perguntar-me-iam agora, como fazê-lo? E eu responderia:
“Expulsa de ti tudo o que é supérfluo, endireita o que está torcido, faz com que o tenebroso resulte por purificação, esplendoroso, e não deixes de lavrar a tua própria estátua até que resplandeça em ti o brilho divino da virtude, até que vejas a temperança assente em trono sagrado”.”
 


publicado por Psiqué às 20:36

link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.Informações Pessoais

.pesquisar

 

.Outubro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.links

blogs SAPO

.subscrever feeds